Publicidade

Você conhece a história do famoso piso de caquinhos??

Publicidade

Quando olhamos para esse piso logo lembramos da casa da vó não é mesmo?! Porque ele é cheio de história, que conheceremos a seguir. Entre a década de 1940 e 1950, duas fábricas de cerâmicas serviam a Grande São Paulo. Entre os produtos fabricados, havia um tipo de lajota quadrada com tamanho aproximado de 20×20 centímetros. Essas lajotas eram produzidas nas cores vermelha, amarela e preta, sendo a primeira a mais comum e barata. Esse material era usado para piso de residências de classe média e comércio, e a falta de cuidado no processo industrial causava muitas quebras. Sem utilidade aparente, elas acabavam enterradas.
Nessa época os chamados lotes operários eram de 10x30m ou no mínimo 8 x 25m, ou seja, com área para jardim e quintal. Mas os operários não tinham dinheiro para comprar lajotas cerâmicas, que eles mesmo produziam, e por isso, cimentar era a regra.
Até que um dia, um dos funcionários estava reformando sua casa, e resolveu pedir para a fábrica os cacos (quebras) das lajotas que eram enterradas para revestir seu quintal. A empresa permitiu e fez tanto sucesso que a classe média começou a usar em suas casas, fachadas, etc. E o que antes era descartado, agora era valorizado. Mas, a demanda aumentou tanto que a fábrica teve que começar a quebrar lajotas inteiras, com pequenos defeitos. Claro que tudo isso teve um aumento também no produto, 30% o metro quadrado, a partir do valor integral das peças cerâmicas.

Fala aí
Outras

Muitos vão identificar na minha avó, suas mães ou avós. Ela dava gargalhadas assistindo o Silvio Santos e toda terça feira era sagrado o jogo de…

Este ano, seis casas de diferentes estilos, dimensões e épocas acomodam 47 ambientes projetados por 69 profissionais. Uma das seis residências terá acesso diferenciado e irá…

Uma pulseira promete acabar com os seus gastos extras em apenas um mês. Essa é a proposta do Pavlok, um dispositivo usado no pulso que propõe…

Você talvez tenha visto nos últimos dias uma rodinha animada (ou algum vídeo nas redes sociais) com gente tentando fazer um gesto estranho com as mãos.…

Dobro + Bravo