Publicidade

Sentidos para o viver

Publicidade

Aproveitando o embalo da campanha Janeiro Branco que chama atenção para o cuidado com a saúde mental, quero destacar um tema que se tornou muito presente nos últimos tempos, a falta de vontade de viver. Esta “falta de vontade” ou enfraquecimento da vontade, pode ser traduzida por esvaziamento do sentido da vida, quando as pessoas não encontram mais o brilho na vida, não conseguem sentir-se animados, motivados, felizes e com propósitos ou projetos. Algumas razões estão associadas com esse estado de alma, uma delas é a doença depressão. Outras vezes pode estar associado com uma tristeza profunda que inibe forças propulsoras de vida. Também pode estar relacionado com decepções e frustrações e a consequente dificuldade de lidar com essas frustrações, pois nem sempre estamos vibrando felicidade, alto astral. É muito importante que possamos aprender a lidar com diferentes estados de ânimo, que saibamos viver tanto na alegria quanto na tristeza, pois dificuldades não significam o ponto final da vida. Bem como precisamos aprender a viver a felicidade sabendo que não é um estado permanente, sempre constante. Os tempos atuais nos desafiam em vários sentidos, principalmente em aprendermos a lidar com frustrações, decepções, tolerâncias e, principalmente, com a renovação das próprias forças, buscando e encontrando sentidos, desenvolvendo valores de cooperação, de empatia, de compaixão, pois estes valores também desenvolvem os sentimentos da VINCULAÇÃO. E precisamos fortalecer os vínculos, seja consigo mesmo, com o outro, com o sagrado (qual for), inclusive o vínculo com a esperança. Estamos vinculados com a vida, mas esse vínculo precisa de cuidado, carinho e atenção, pois ele tanto se fortalece quanto se enfraquece, e a saúde mental é uma dimensão vital desse vínculo.

Eduardo Saraiva

Fala aí
Outras

Você talvez tenha visto nos últimos dias uma rodinha animada (ou algum vídeo nas redes sociais) com gente tentando fazer um gesto estranho com as mãos.…

Há 10 anos ouvia meus professores da faculdade utilizando a expressão “aldeia global”. Diziam que os avanços da internet estavam tão grandes que em pouco tempo…

A faixa “Fábio Assunção” integra o repertório da banda baiana La Fúria, que inclusive já gravou ao lado de Bartz uma nova versão. O clipe no…

Muitos vão identificar na minha avó, suas mães ou avós. Ela dava gargalhadas assistindo o Silvio Santos e toda terça feira era sagrado o jogo de…

Dobro + Bravo