Publicidade

Sentidos para o viver

Publicidade

Aproveitando o embalo da campanha Janeiro Branco que chama atenção para o cuidado com a saúde mental, quero destacar um tema que se tornou muito presente nos últimos tempos, a falta de vontade de viver. Esta “falta de vontade” ou enfraquecimento da vontade, pode ser traduzida por esvaziamento do sentido da vida, quando as pessoas não encontram mais o brilho na vida, não conseguem sentir-se animados, motivados, felizes e com propósitos ou projetos. Algumas razões estão associadas com esse estado de alma, uma delas é a doença depressão. Outras vezes pode estar associado com uma tristeza profunda que inibe forças propulsoras de vida. Também pode estar relacionado com decepções e frustrações e a consequente dificuldade de lidar com essas frustrações, pois nem sempre estamos vibrando felicidade, alto astral. É muito importante que possamos aprender a lidar com diferentes estados de ânimo, que saibamos viver tanto na alegria quanto na tristeza, pois dificuldades não significam o ponto final da vida. Bem como precisamos aprender a viver a felicidade sabendo que não é um estado permanente, sempre constante. Os tempos atuais nos desafiam em vários sentidos, principalmente em aprendermos a lidar com frustrações, decepções, tolerâncias e, principalmente, com a renovação das próprias forças, buscando e encontrando sentidos, desenvolvendo valores de cooperação, de empatia, de compaixão, pois estes valores também desenvolvem os sentimentos da VINCULAÇÃO. E precisamos fortalecer os vínculos, seja consigo mesmo, com o outro, com o sagrado (qual for), inclusive o vínculo com a esperança. Estamos vinculados com a vida, mas esse vínculo precisa de cuidado, carinho e atenção, pois ele tanto se fortalece quanto se enfraquece, e a saúde mental é uma dimensão vital desse vínculo.

Eduardo Saraiva

Fala aí
Outras

Desde o início da graduação em Jornalismo, uma das primeiras coisas que os estudantes aprendem é a pertinência e a forma de se noticiar ocorrências que…

Quando olhamos para esse piso logo lembramos da casa da vó não é mesmo?! Porque ele é cheio de história, que conheceremos a seguir. Entre a…

FEMINICÍDIO Feminicídio é uma prática agressiva e violenta que tem como consequência a morte de centenas de mulheres, por ano, no Brasil. As causas e as…

Você talvez tenha visto nos últimos dias uma rodinha animada (ou algum vídeo nas redes sociais) com gente tentando fazer um gesto estranho com as mãos.…

Dobro + Bravo