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7 alimentos que lhe ajudarão a desinchar neste verão

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Sabe aquela sensação de inchaço no corpo? Peso nas pernas? Pois é! Muitas pessoas têm esse tipo de queixa.

A maioria das pessoas acredita que um dos principais causadores desse inchaço é o sal. Mas o fato é que o grande responsável pode ser o açúcar.

Para entender esse fato é preciso saber que a alimentação moderna é rica em alimentos industrializados e carboidratos refinados, que são alimentos ricos em açúcares de absorção rápida.

Esses alimentos, ou melhor dizendo, produtos alimentícios resultam em um quadro de inflamação em nosso organismo e, no longo prazo, manifestam-se em uma série de transtornos, como por exemplo a retenção de líquidos.

Além do mais, esses produtos alimenticios costumam elevar consideravelmente a insulina do nosso organismo, contribuindo ainda mais para o acúmulo de líquidos.

Mas Dr. Marcio, quer dizer que o sal não é o responsável pelo acúmulo de líquidos no corpo?

Depende! Se você costuma preparar seus alimentos em casa e faz o uso de um sal integral como o sal rosa do himalaia, flor de sal, sal marinho integral grosso, e claro, um consumo sem exageros, então não há problemas.

A chave aqui é escolher um sal que ainda não foi passado pelo processo de refinamento. O sal considerado verdadeiramente vilão chama-se cloreto de sódio, aquele sal refinado comum de cozinha.

Esse sim devemos evitar! E agora prepare-se para uma informação que provavelmente vai lhe surpreender.

Esse tipo de sal é utilizado pela indústria alimentícia em diversos produtos. Praticamente tudo o que se encontra em um pacotinho contém grandes quantidades de sódio (cloreto de sódio = sal refinado). Pão, macarrão, temperos prontos, e até mesmo os produtos alimentícios adocicados como refrigerantes, bolachinhas recheadas e biscoitos contêm quantidades enormes de sódio.

Portanto, antes de lhe contar quais são os 7 alimentos que podem dar aquele empurrãozinho nesse processo de desinchar, é preciso ficar claro que não adianta consumir esses alimentos sem primeiramente fazer o básico. O primeiro passo é aqui eliminar o consumo de alimentos industrializados. O segundo passo é substituir o sal refinado comum de cozinha por um sal integral não refinado.

Agora sim! Estamos prontos para saber quais alimentos podem ajudar ainda mais nesse processo.

É importante lembrar que cada organismo reage de uma maneira, uns podem demorar menos e outros mais para desinchar.

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Limão
O limão tem uma ação alcalinizadora, o que deixa o pH do sangue e de líquidos corporais menos ácidos.

Essa alcalinização favorece o funcionamento do organismo e do metabolismo, facilitando a eliminação de líquidos corporais e até mesmo auxiliando na manutenção do peso.

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Cúrcuma
Mais conhecida no Brasil como açafrão-da-terra, trata-se de uma raiz muito utilizada como forma de tempero.

Além de oferecer um sabor incrível aos alimentos, esse tempero tem uma potente ação anti-inflamatória.

Ele é capaz de diminuir NFKBeta, interleucinas e TNF, que são mediadores da inflamação. Essa característica da cúrcuma deve-se aos curcuminóides, fatores que agem na modulação da inflamação. Além de desinchar, pode contribuir para a prevenção de diversas doenças.

Procure adicionar em seus alimentos a cúrcuma junto com a pimenta. A pimenta melhora a absorção dos curcuminóides, ocorrendo portanto um sinergismo entre esses temperos, acelerando os resultados.

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Pimenta
A pimenta oferece diversas vantagens para o nosso organismo, pois assim como a cúrcuma, também possui ação anti-inflamatória, antimicrobiana e pode até melhorar os níveis de colesterol. Além disso, ela tem efeito termogênico que acelera o metabolismo.

Sempre adicionamos algum tempero à comida e adicionando a pimenta você torna a refeição mais saborosa e com benefícios, como por exemplo desinchar.

Kombucha fungus in unrecognizable man hand. Healthy organic pro biotic fermented tea beverage.  Natural light and rustic style

Kombucha ou kefir
Essas são bebidas fermentadas, ricas em probióticos. As bactérias boas presentes nelas podem contribuir para um melhor equilíbrio da microbiota intestinal.

Intestino saudável é um pilar importante para a saúde, resultando em melhor absorção de nutrientes, menos gases, diminuição do estufamento abdominal e diminuição de líquidos corporais.

Papaia

Mamão
O mamão é outra fruta rica em fibras e composta por vitaminas que ajudam no funcionamento do intestino.

Ele ainda conta com papaína na sua composição, que é uma enzima que digere as proteínas e ajuda no processo digestivo.

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Gengibre
Com ação bactericida, o gengibre é desintoxicante e beneficia o funcionamento dos sistemas digestivo e respiratório.

O gengibre poderá auxiliar na percepção de inchaço, além de acelerar o metabolismo e facilitar a queima de gordura corporal.

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Chá de hibisco

A bebida conta com substâncias antioxidantes, como os flavonoides e as antocianinas, que ajudam a evitar o acúmulo de gorduras.

O chá de hibisco tem propriedades diuréticas e laxativas, ajudando a diminuir o inchaço.

Esses são sete alimentos que podem auxiliar você a desinchar neste verão. Mas lembre-se, cada organismo é diferente e esses alimentos podem apresentar efeitos diferentes em cada pessoa.

MARCIO NUTELS

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